quem tem filhos adolescentes como eu, sabe como é dificil lidar com cada rebeldia , ainda mais quando se é pai e mae ao memso tempo.
tenho uma filha de 11 e outra com quase 15, sei que meu martirio como mae e responsavel alem de me dar muito trabalho, medo de errar quando quero acertar, me da tbm muita satisfaçao em ve-las crescendo, descubrindo a vida, e se tornando muito carinhosas e amaveis como eu queria que elas fossem , acho q acertei mais que errei.
procuro ser o mais moderna possivel pra acompanhar o mundinho delas, e suprir as necessidades materiais e emocionais. procuro ser amiga e conversar sobre tudo, sem preconceito ou pudor... se a gente nao ensinar o mundo ensina errado da pior forma possivel.
mas temos que nos manter informados sempre para melhorarmos como maes de mininas que serao futuras mulheres e que tem um mundao pela frente, com dificuldades, trabalho, relacionamentos, decepçoes... enfim, nao pinto um mundo colorido pra elas apesar de querer proteger ao maximo e dar tudo que posso.
elas sao a minha força, por elas eu sou forte, gerreira, batalhadora, responsavel, "gente grande" pq as vezes me esqueço que tenho 34 anos e duas filhas moças que vao se espelhar em mim pra serem adultas e enfrentar a vida.
- algumas recomendações:
Saiba ouvir. É importante tocar em assuntos como sexo e violência;
Fale com franqueza, mas não seja permissivo nem perca os limites;
Fique atento ao que acontece com seu filho. Procure observar sinais que indiquem possíveis mudanças de comportamento e tente entender os motivos;
Saiba impor limites se ele chegar embriagado em casa, por exemplo. Ser pai ou mãe é saber exercer a autoridade;
Conduza conversas amigáveis e evite ser categórico demais;
O mais importante: não force a barra quando seu filho não estiver disposto a conversar. A relação tem de ser estimulada pelos pais, mas acima de tudo com naturalidade e vontade de ambas as partes.
Um bom exemplo fala mais do que mil palavras.
O que diz a Bíblia sobre o assunto?
- Provérbios 20:11 Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto.
- Provérbios 22:6 Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.
- Provérbios 22:15 A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela.
- Provérbios 23:13 Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá.
- Provérbios 29:15 A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.
Veja em artigo em formato PDF Imprimir artigo Enviar artigo.
faça a sua parte com amor, o resto da tudo certo depois.
beijos bom fim de semana
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Rosi Rodrigues Nunes
Sandra,adoro essas materias postadas por vc.Tenho um filho de 12 anos e uma filha de 05.Adoro visitar seu blog.,tbm gosto muito da sua participação no alo bom dia,com Neres.um abraço.
Sandra , desde ja agradeco por tentar me ajudar.. meu pai veio ainda adolescente para Bahia e nunca mais voltou a Boa Esperanca.. ele ja faleceu e certamente os as pais dele tambem, os irmaos porem, devem morar em Boa Esperanca.. o nome do meu pai era Jose Ferreira de Assis, a mae dele Amarolina Silvares e o ai Joao Ferreira de Assis! estarei ouvindo seu programa! meu e mail e nega_sa@hotmail.com. Obrigada!
Postar um comentário