quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Dicas para uma Vida Saudável Viva Bem e Seja Feliz!

Macarrão, batata, farinha e arroz, se consumidos juntos, formam uma grande massa pálida, amarelada e branca.

E quanto menos colorido, menos nutrientes são ingeridos, o que gera problemas orgânicos.É preciso escolher de forma consciente os alimentos a fim de suprir as necessidades básicas do corpo. Mesmo com a correria da vida moderna, na qual 90% das pessoas que trabalham fora comem em restaurantes, manter um cardápio variado é a forma mais segura de garantir a nutrição completa.

Comer salada diariamente não é garantia de uma boa alimentação. Quem fica só no trio alface, tomate e cebola deixa de ingerir folhas verde-escuras, como brócolis e espinafre, por exemplo, ricos em cálcio e ferro.Fique atento às propriedades que cada cor de alimento possui e aprenda a balancear o prato de forma realmente saudável.

ABC das cores. Amarelo: Mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada, ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico. Essas substâncias mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Possuem também beta-caroteno, antioxidante que ajuda a proteger o coração.

Branco: Leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Esses minerais contribuem para formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Roxo: Os alimentos azulados e arroxeados, como uva, ameixa, figo, beterraba e repolho-roxo contêm ácido elágico, que tem ação antioxidante e neutraliza substâncias cancerígenas.

Vermelho: O licopeno (substância antioxidante) é o responsável pela cor vermelha de alimentos, como morango, tomate, melancia, caqui, framboesa e cereja. Ele também é valorizado por sua capacidade preventiva ao câncer de próstata. Os alimentos vermelhos contêm ainda antocianina, que estimula a circulação sangüínea.

Verde: Vegetais folhosos, pimentão, salsão e ervas em geral possuem clorofila e vitamina A, substâncias que desintoxicam as células, inibem a ação dos radicais livres e têm efeito anticancerígeno. A clorofila atua como potencializador de nutrientes encontrados em legumes e verduras, como a vitamina C.

Marrom: As fibras e vitaminas do complexo B e E são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais. Esses nutrientes têm importância vital no organismo pois melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão e previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.



obs: o pior é que a gente sabe disso e nao faz ne???

bjussssss meninas, e nao deixem de comentar

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá sandra.Pra mim é tão dificil levar uma vida assim tão saudável,por mais que eu tento,eu não consigo resistir à guloseimas,massas etc...Eu devoro até mesmo o danoninho das crianças(rsrsrs).Mas como eu sempre digo,adoro as materias postadas no seu blog.Um grande abraço,muita luz!!Rosi(nova venecia-es)

Anônimo disse...

Estou malhando de montão na academia a uma semana, no entanto adianta muito pouco se eu não abandonar tudo que é bom e na verdade, nada de nutricionista, já estou careca de saber o que é uma alimentação saudável.
Beijos.